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Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Rio do Sul > Pós Graduação em Educação Especial - Rio do Sul > Sobre o curso

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Sobre o curso

O curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial tem como objetivo formar profissionais reflexivos, éticos e comprometidos com a promoção de uma educação inclusiva de qualidade. A formação busca desenvolver competências para o atendimento educacional especializado, considerando a diversidade dos sujeitos da educação e as especificidades de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Com um currículo atualizado e interdisciplinar, o curso articula teoria e prática, capacitando o egresso para atuar de forma crítica e inovadora nos diferentes contextos educacionais. O projeto pedagógico visa ainda estimular a pesquisa, o desenvolvimento de metodologias pedagógicas inclusivas e o uso de tecnologias assistivas, contribuindo para a transformação da prática escolar e para o fortalecimento dos princípios de equidade e respeito à diversidade humana.

A formação se organiza em três módulos interdisciplinares, que abordam fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e metodologias de pesquisa no campo da Educação Especial. O curso culmina com a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), valorizando a produção acadêmica e a aplicação prática do conhecimento na realidade educacional.

Os módulos são:

  • Módulo 1: Fundamentos da EAD e da Educação Especial

  • Módulo 2: Sujeitos da Educação Especial

  • Módulo 3: Pesquisa em Educação Especial

Área de Atuação

O egresso do curso poderá atuar em diferentes espaços educacionais, formais e não formais, públicos ou privados, que demandem práticas pedagógicas inclusivas. Estará apto para desenvolver ações no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em salas de recursos multifuncionais, em instituições de ensino regular, órgãos de gestão da educação, entidades de apoio às pessoas com deficiência, entre outros ambientes que visem à inclusão educacional e social.

Dados sobre o curso

  • Grau: Superior.
  • Habilitação: Licenciatura em Matemática.
  • Titulação: Licenciado em Matemática.
  • Modalidade: Presencial.
  • Número de vagas: 40 (quarenta).
  • Ingresso: Anual.
  • Duração: 4 anos (8 semestres).
  • Carga horária total: 3.210h.
  • Local de oferta: Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul – Unidade Urbana, Rua Abraham Lincoln, 210, Bairro Jardim América.
  • Turno: Noturno (com previsão de aulas atividades diurnas – estágios – e aos sábados, de acordo com calendário acadêmico).

Sistema de Avaliação

A avaliação no curso será contínua e processual, focada no acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dos estudantes e no aprimoramento das práticas pedagógicas.

A avaliação será realizada por meio de:

  • Participação em fóruns de discussão;

  • Atividades e exercícios individuais ou em grupo;

  • Trabalhos acadêmicos;

  • Seminários virtuais;

  • Elaboração de artigos e projetos.

O processo de avaliação prioriza a análise qualitativa das aprendizagens, considerando o domínio dos conteúdos, a capacidade crítica, a aplicabilidade prática dos conhecimentos, a autonomia e o compromisso ético com a educação inclusiva.

A aprovação em cada unidade curricular exige:

  • Aproveitamento mínimo equivalente a nota 7,0 (sete);

  • Frequência mínima de 75% nas atividades síncronas e presenciais obrigatórias.

O Trabalho de Conclusão de Curso será avaliado de acordo com critérios específicos definidos em regulamento próprio e terá caráter obrigatório para a certificação final.

Certificação e Diploma

Ao final do curso, o estudante que integralizar a carga horária, cumprir todos os requisitos acadêmicos e apresentar e aprovar o Trabalho de Conclusão de Curso receberá o Certificado de Especialista em Educação Especial, emitido pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul.

A certificação será realizada conforme a regulamentação vigente do Instituto, garantindo validade nacional do título e reconhecimento pela excelência acadêmica da instituição.

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